in

Aquecimento solar de água – Como funciona

aquecedor solar e suas vantagens nova odessa fatos e eventos

Aquecimento solar de água – Como funciona

https://www.ecycle.com.br

Entenda tudo sobre como funciona o aquecimento solar térmico, as variações e funcionalidades dos tipos de sistema

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à insolação por ser localizado na zona tropical e equatorial, possuindo cerca de oito horas de incidência direta de luz solar por dia (baseadas em uma média anual). Por esse motivo, é um excelente mercado para o sistema solar fotovoltaico e para o aquecimento solar de água através da radiação solar (energia solar térmica).

aquecedor solar e suas vantagens nova odessa fatos e eventos (2)

Diferentemente da energia solar fotovoltaica, cujo princípio de funcionamento é a conversão da energia solar em energia elétrica, a energia solar térmica é uma tecnologia que permite a conversão da energia solar em energia térmica, e a partir disso, proporciona o aquecimento da água em sistemas residenciais, prediais e comerciais.

A conversão da radiação eletromagnética proveniente do sol em energia térmica é realizada pelos coletores (ou painéis) solares.

Há diversos tipos de coletores, com diferentes eficiências na conversão de energia. Para cada finalidade, há um tipo de coletor mais apropriado

Os sistemas solares térmicos são versáteis, podendo ser utilizados no fornecimento de água quente para diversas funções, como o aquecimento de piscinas, apoio ao aquecimento central, água para banho e setores industriais. Dessa forma, ele contribui para uma máxima poupança energética no aquecimento da água.

Como funciona?
A superfície dos painéis possui aletas feitas de cobre ou alumínio, comumente pintadas de uma cor escura para maior absorção da radiação solar. Assim, estas aletas captam essa radiação para então transformá-la em calor. O calor é então absorvido pelo líquido presente no interior dos painéis, que é em seguida transportado por bombeamento através de tubos isolados, até que chegue ao depósito de água quente (reservatório térmico ou boiler).

O depósito de água quente é composto por material isolante, que impede o resfriamento da água, permitindo que seja fornecida água quente mesmo em períodos sem sol, como à noite.

Componentes
De forma geral, o sistema solar de energia térmica é composto pelos seguintes itens:

Painel solar
Podem ser um ou mais painéis, que possuem a função de transformar a radiação solar incidente em energia térmica.

Acumulador solar (reservatório térmico)
Depósito que reserva a água quente até que esta seja necessária para uso. O tamanho do tanque deve ser compatível com as necessidades da residência.

Circuito hidráulico
Tubulação, bombas circuladoras e válvulas.

Grupo de circulação
Faz parte do circuito hidráulico, e tem por função a circulação do líquido térmico pelos tubos que ligam o painel solar ao depósito acumulador.

Central de controle
Elementos de controle e regulação que asseguram o correto funcionamento do sistema.

Apoio energético
Sistemas complementares de aquecimento que são acionados apenas em momentos em que a radiação incidida sobre os painéis não foi suficiente para o pleno aquecimento da água.

Publicidade
longevidade- como viver mais nova odessa fatos e eventos

LONGEVIDADE: DESCOBERTA VARIANTE GENÉTICA

o uso do celular pode causar infertilidade masculina nova odessa fatos e eventos

Celular pode prejudicar fertilidade masculina