in

LONGEVIDADE: DESCOBERTA VARIANTE GENÉTICA

longevidade- como viver mais nova odessa fatos e eventos

LONGEVIDADE: DESCOBERTA VARIANTE GENÉTICA

LONGEVIDADE: DESCOBERTA A VARIANTE GENÉTICA QUE RETARDA O ENVELHECIMENTO

https://www.greenme.com.br

O segredo da longevidade, tão procurado e estudado, pode finalmente ter sido identificado. E não é por acaso que ele reside no DNA.

Como viver por mais tempo? Uma questão de genes, ou melhor, de variantes genéticas. Se existe uma característica específica e precisa no DNA, de fato, temos à nossa disposição uma arma poderosa que torna possível resistir mais e melhor ao estresse celular a longo prazo. E, portanto, envelhecer melhor.

Essa é a conclusão de alguns pesquisadores italianos que, no hospital Saverio De Bellis, em uma província de Bari, analisaram diversos estudos realizados em todo o mundo sobre 15 mil pessoas de diferentes idades, etnias e estilos de vida. Eles destacaram uma modificação genética em 80% dos centenários de todo o planeta.

A descoberta, publicada na revista Nucleic Acid Research da Oxford University Press, colocou em prática o funcionamento da variação de um único fragmento de DNA.

Então, se o segredo dos centenários poderia residir na presença de um hormônio específico ou em uma dieta muito saudável, desta as evidências da longevidade recaem sobre o gene FOXO3. E a variação leva o nome de SNP.

“Nós descobrimos – explica o coordenador da pesquisa, Cristiano Simone – que pessoas nascidas com essa característica genética têm uma arma extra poderosa para resistir ao estresse celular e, portanto, envelhecer, resistir melhor a condições desfavoráveis, como as relacionadas ao clima ou à nutrição e às diversas patologias ligadas ao envelhecimento: do diabetes às doenças cardiovasculares, ao câncer”.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que têm esse traço genético particular podem ser mais resistentes aos efeitos adversos das terapias médicas e oncológicas, pois podem ter menor probabilidade de serem afetadas por malformações fetais na gravidez ou diabetes na vida adulta.

Essa descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos e diagnósticos, porque “permite prever o efeito de um medicamento antes da administração”. De fato, a genética é uma área promissora da medicina que pode nos ajudar a retardar o envelhecimento celular e a alongar nossas vidas.

Será que um dia seremos biônicos centenários e indestrutíveis?

Publicidade
galaxiacapturaoxigenio nova odessa fatos e eventos

Astrônomos encontram oxigênio em galáxia

aquecedor solar e suas vantagens nova odessa fatos e eventos

Aquecimento solar de água – Como funciona