in

Outubro é o mês oficial de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Por que o Outubro Rosa é importante? Entenda

Por que o Outubro Rosa é importante fatos e eventos (4)

Outubro é o mês oficial de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Pleno.News

Outubro é o mês oficial de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por que o Outubro Rosa é importante fatos e eventos (4)

Com a chegada de outubro, é comum ver os lacinhos rosas se multiplicarem pelo país. Seja no formato de broches, estampado em blusas ou impresso em folhetos, o pequeno acessório é símbolo de uma grande causa: a luta contra o câncer de mama.

Batizado de Outubro Rosa, o décimo mês do ano é internacionalmente reconhecido como o mês de prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo maior responsável pela morte de mulheres.

Embora tenha ganhado mais visibilidade na última década, o Outubro Rosa foi instituído ainda em 1990, nos Estados Unidos.

Em decorrência de ações isoladas pela prevenção do câncer de mama, que aconteciam sempre em outubro, o mês foi oficialmente escolhido para a campanha após a aprovação do congresso norte-americano.

Por que o Outubro Rosa é importante fatos e eventos (3)

O primeiro marco na visibilidade do Outubro Rosa aconteceu através de uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, maior ONG do mundo voltada para pessoas com câncer de mama.

A fundação organizou a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, e os participantes ganharam o lacinho rosa para se enfeitar. A partir daí, o acessório foi distribuído em locais públicos, eventos e até desfiles de moda.

O lacinho rosa se tornava símbolo universal da luta contra o câncer de mama.

Por que o Outubro Rosa é importante fatos e eventos (4)

Quase três décadas depois da primeira Corrida pela Cura, as iniciativas pela visibilidade e esclarecimento sobre a doença já são das mais diversificadas.

A Fundação Laço Rosa, ONG referência na doação de cabelos para mulheres com câncer, é a responsável pela ação, que vai marcar a abertura do calendário do Outubro Rosa de 2017. Entretanto, o pioneirismo na adesão ao movimento começou ainda 2002, em São Paulo, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado. A partir de então, diversas cidades se engajaram na causa.

Estatísticas sobre o câncer de mama

Este tipo de câncer é a 2ª maior causa de morte de mulheres no mundo;

No Brasil, 14 mulheres a cada 100 mil morrem em decorrência desta doença;

A faixa etária de maior incidência está em mulheres de 50 a 60 anos, mas não estão descartados os casos em pessoas mais novas;

Se detectado em estágio inicial, as chances de cura são maiores do que 90%;

Por que o Outubro Rosa é importante fatos e eventos

Em 2016, uma pesquisa do Inca mostrou que 66% dos casos da doença foram descobertos pela própria paciente, através do autoexame das mamas;

Embora seja raro, 1% dos diagnósticos de câncer de mama estão em homens.

Publicidade

Os benefícios do café para a saúde e auxílio para combater doenças

Novembro Azul – Mês da luta contra o câncer de próstata fatos e eventos (3)

Novembro Azul – Mês da luta contra o câncer de próstata.