,

Área pública de Nova Odessa é recuperada e transformada em bosque

Prefeitura, Coden e Consórcio PCJ fazem parceria para o plantio de 70 mudas no Dia da Árvore


Área pública de Nova Odessa é recuperada e transformada em bosque

Área pública de Nova Odessa é recuperada e transformada em bosque

Setenta mudas de árvores de espécies nativas foram plantadas nesta quinta-feira, dia 21, na área pública entre a Avenida Carlos Botelho e a Rua Azil Martins, em Nova Odessa. O local liga a área central com o Jardim São Jorge e foi revitalizado pela Prefeitura na data em que se comemora o Dia da Árvore. Houve a transformação da área, antes degradada, em um bosque. As árvores foram doadas pelo Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

A Prefeitura realizou o serviço através da Secretaria de Meio Ambiente e o Setor de Parques e Jardins, contando com apoio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto no município. Dentre as espécies plantadas no local estão Pitanga, Jequitibá, Embaúba, Chorão, Cedro Branco, Oiti, Angico, Ingá e Ipês de cores variadas.

A ação ambiental também vislumbra a realização do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre no país no próximo ano. Presidente do Consórcio PCJ, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza reuniu para o plantio comemorativo um grupo de autoridades municipais, vereadores e a sociedade civil. Todos foram convidados a plantar uma muda no espaço que foi totalmente revitalizado.

“Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que demonstram a preocupação ambiental que temos em Nova Odessa”, destaca o Prefeito Bill, citando o mapeamento de 165 nascentes e a recuperação de parte delas, além do desassoreamento de três das cinco represas de abastecimento durante a escassez hídrica entre 2014 e 2015. “Esses e outros fatores fazem com que continuemos a obter o Selo de Município Verde-Azul, indo além de Paraíso do Verde”, completa.

Secretário-Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz destaca a importância de sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente. “As árvores são de suma importância na natureza, inclusive na questão da água”, cita. Além de aumentar a umidade do ar no ambiente urbano, ajuda a reduzir o calor, evita erosões, produz oxigênio, fornece sombra, abrigo e alimento para espécies animais.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, a recuperação da área também vai evitar o depósito irregular de entulhos no local. “Com o início do período de chuvas se aproximando vamos realizar novos plantios e recuperar mais áreas, impedindo que sejam degradadas”, explica Dagrela. “Estamos fazendo uma cidade mais arborizada, bonita, saudável e florida”, finaliza.

Publicidade